Artigos da Mari

Está aberto meu cantinho de reflexões aqui no blog. A partir de agora, estarei mais perto dos meus leitores, neste espaço que será nosso ponto de encontro semanal.

A cada semana, falarei sobre um assunto diferente. Aliás, estejam à vontade para sugerir a pauta. Quem quiser que eu escreva a respeito de um tema específico pode deixar uma mensagem aqui ou entrar em contato comigo por e-mail ou através das minhas redes sociais.

Hoje vou apenas me apresentar. Sou Marina Carvalho, mineira de Ponte Nova, a terra da goiabada consagrada pelo escritor Fernando Dolabella, em seu livro O segredo de Luiza. Casada Rogério Rocha, temos dois filhos cruzeirenses: Hugo, de 13 anos, que prefere handebol e jogos eletrônicos a futebol, e João, de nove, apaixonado por todas as modalidades esportivas. Tenho uma rotina puxada, que começa às seis da manhã, quando acordo para ir ao trabalho. Bom, é que sou professora de Língua Portuguesa e Literatura de mais ou menos duzentos alunos. Isso significa que não posso me dar ao luxo de dormir no ponto.

Ou seja, entre casa, marido, filhos e escola, parece que sobra pouco tempo para que eu possa fazer uma das coisas de que mais gosto: ESCREVER. É, parece. Mas eu sempre dou um jeitinho e nem preciso fazer tanto malabarismo assim. Só um pouco (risos).

Por falar nisso, muitas pessoas me perguntam como comecei a escrever. Quando paro para analisar, vejo-me lá atrás, no passado, escrevendo a mão, sentada na cama, divertindo-me sozinha com as histórias mirabolantes que costumava inventar. Eu tinha uns onze anos. E escrevo desde então, primeiro apenas por prazer. Só em 2011 me permiti ir além.

Incentivada por uma amiga, a Glauciane Santos, decidi me arriscar no mercado literário. E assim nasceu Simplesmente Ana. Se era para tentar uma publicação, que fosse uma história tudo a ver comigo, não é mesmo? É que eu amo contos de fadas. Escrever um sob meu ponto de vista me deu muito prazer.

Levei cinco meses para desenvolver o enredo, analisado capítulo a capítulo pela Glauciane. Em seguida, depois de várias pesquisas sobre o mercado editorial, fui à caça de uma editora disposta a publicá-lo. Por sorte – e põe sorte nisso! –, caí nas graças da Novo Conceito. E desse dia em diante todo mundo sabe o que aconteceu: meu livro foi aceito sem ressalvas, ganhou uma das capas mais lindas do mundo, recebeu belas críticas do público e é até hoje muito procurado. Esse sim é o verdadeiro conto de fadas tornado real. ^-^

Simplesmente Ana me abriu novos caminhos. Tanto que, dois meses após o lançamento do meu primeiro livro, a editora aceitou publicar Ela é uma fera!, uma releitura do clássico shakespeariano A megera domada, nos moldes que propus: em formato digital, comercializado a um preço simbólico, como forma de propagar o gosto pela leitura.

Ela é uma fera! foi a concretização de um sonho antigo, mais uma paixão dos tempos de escritora adolescente.

Depois vieram, nesta ordem: O garoto da mochila xadrez (2014), um chick-lit para jovens adultos, cheio de humor, com uma pincelada de mistério, que caiu nas graças dos leitores por meio dos protagonistas Rafaela e Bernardo; De repente, Ana (2014); Elena, a filha da princesa (2015 – editora Record), segundo e terceiro volumes da série Krósvia, O amos nos tempos do ouro (2016 – editora Globo), minha estreia na escrita de romances históricos; A menina dos olhos molhados (2016 – editora Globo); Ao gosto do chef (2017 – Amazon), conto sensual publicado apenas em e-book; A história de Malikah – O amor nos tempos do ouro 2 (2017 – editora Globo).

Além disso, estou tirando água do bigode – desculpem, é uma expressão de mineiro – para dar conta de um projeto inédito em parceria com uma escritora que, além de minha amiga, é muito competente. É uma pressão medonha, mas como adoro adrenalina, tem sido uma experiência quase mística. Ufa!

Hoje meu trabalho é administrado pela Agência Riff, a maior do Brasil em agenciamento de autores. É sensacional contar com o apoio e o profissionalismo de uma equipe que confia em meu trabalho e vibra com minhas conquistas. http://www.agenciariff.com.br/site/AutorCliente/Autor/145

Bom, é isso. Está estreada a minha coluna aqui no blog. Que emoção! Adorei falar um pouquinho sobre mim e estreitar os laços com vocês. Tomara que tenham gostado também.

Na semana que vem tem mais! Estamos combinados?

Um grande abraço a todos e até mais!

Marina Carvalho nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais. Adora ler: seja um grande romance, um bom livro policial ou um chick-lit despretensioso. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje, além de autora de sucesso para o público jovem, tendo vendido dezenas de milhares de exemplares de cada um de seus livros, é professora de Língua Portuguesa e Literatura.

Publicado em Notícias
10 comentários sobre “Artigos da Mari
  1. Thaís Feitosa disse:

    Marina, adorei a novidade! Foi ótimo conhecer um pouco mais sobre você, já que você é uma grande inspiração como mulher. Que seja um sucesso!

  2. Bruna Carvalho disse:

    Que delícia! Que novidade maravilhosa!!!! Primeiro que sempre foi um sonho poder ter crônicas e textos seus assim.. a disposição.. então aguardo ansiosa por esse futuro breve! E segundo que saber mais de vc, é sempre uma inspiração! Parabéns! Mulher guerreira! Autora linda!

  3. Cristina Cézar disse:

    Ai que delícia! Amei conhecer um pouco mais sobre você é como surgiu o Livro Simplesmente Ana, que amooo!! Ansiosa pelos textos! Parabéns!

  4. Graziele disse:

    Que demais, Marina! Adorei esse novo espaço. Muito sucesso! Espero que você continue inspirada para nos presentear com mais e mais histórias maravilhosas.

    Beijos,
    Grazi.

  5. ANA MARIA ALVES ITAME disse:

    Adorei! Muito legal! Sou sua fã!!

  6. Ana Paula disse:

    Adorei a novidade do blog! Muito bacana! Estarei sempre por aqui 😉 Bjs, Ana 😘

  7. Victoria disse:

    Meu Deus, tudo que eu queria! Amei! Já quero semana que vem pra ler mais artigos da melhor autora do Brasil!!

  8. rina domeniici de oliveira disse:

    ADOREI MARINA. VOCÊ É UM SUCESSO!!!! SOU SUA TIA FÃ NÚMERO 1

  9. Boa noite Marina Carvalho, eu e minha equipe vamos fazer um trabalho de teoria da literatura. Descanonizando a Literatura com intuito de conhecer jovens escritores não tão famosos, mas que vejamos neles correntes teóricas primordiais para construção da literariedade.É uma forma de valorizar e conhecer novos autores nacionais. Portanto gostaria que se possível falasse sobre a obra “O amor nos tempos de ouro”?

    Espera-se que os alunos possam ao final da atividade aqui sugerida, compreender como a obra e seu autor coadunam com as perspectivas teóricas apontadas pelas correntes preconizadoras da teoria da literatura uma vez que se torna imprescindível à formação do estudante-pesquisador saber engendrar relações de sentidos capazes de estabelecer elementos semió-literários concatenadores entre obra, teoria e autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*